Acampamento assírio recém-descoberto confirma relato do livro de Reis

  • 24/06/2024
Acampamento assírio recém-descoberto confirma relato do livro de Reis
Acampamento assírio recém-descoberto confirma relato do livro de Reis (Foto: Reprodução)

Recentes descobertas arqueológicas podem corroborar uma história bíblica épica que descreve uma intervenção divina que salvou Jerusalém de uma invasão assíria há aproximadamente 2.700 anos.

O pesquisador Stephen Compton identificou antigos acampamentos militares que correspondem à narrativa do cerco do rei Senaqueribe, possivelmente verificando partes do relato bíblico encontrado no Antigo Testamento.

Essas descobertas incluem estruturas ovais que se alinham com os acampamentos militares assírios. A história bíblica menciona um "anjo do Senhor" que milagrosamente matou 185.000 soldados assírios durante o cerco a Jerusalém.

Essa intervenção divina foi uma resposta às orações do rei Ezequias, que buscava proteção de Yahweh, o Deus de Israel.

Stephen Compton, um estudioso independente especializado em arqueologia do Oriente Próximo, conta que utilizou uma moderna técnica de mapeamento para descobrir o que ele acredita serem antigos acampamentos militares assírios, de cerca de 700 a.C.

Senaqueribe e a cidade de Laquis

A descoberta, que também é detalhada em textos assírios, histórias gregas e na Bíblia Hebraica, poderia verificar o relato bíblico nos livros de Isaías 37:36-38 e 2 Crônicas, 32:21 e 2 Reis 19:35, que diz.

“E aconteceu naquela noite que o anjo do Senhor saiu e feriu no acampamento dos assírios cento e oitenta e cinco mil; e levantando-se eles de madrugada, eis que eram todos cadáveres.”

As descobertas foram descritas na revista Near Eastern Archaeology por Compton.

“Uma das cidades importantes que ele conquistou, mencionada na Bíblia e também em documentos assírios, é Laquis”, disse ele.

"E na parede do palácio de Senaqueribe ele tinha um relevo representando, em escultura em pedra, a conquista da cidade de Laquis, e depois de um lado seu acampamento militar. E seu acampamento militar era um grande oval. Esta imagem da parede de seu palácio está agora na parede do Museu Britânico, mas nunca foi encontrado."

Com base na combinação da paisagem com o relevo do palácio do rei assírio Senaqueribe com as primeiras fotografias aéreas de Laquis antes do desenvolvimento moderno, o pesquisador Compton elaborou um mapa virtual para localizar o acampamento militar.

A forma oval do acampamento militar do rei assírio Senaqueribe foi um fator que ajudou a limitar o escopo da pesquisa de Compton.

(Foto: Reprodução)

Local do acampamento de Senaqueribe em Jerusalém, agora conhecido como Colina de Munições. (Foto: Steve Compton)

"Nós sabíamos que era oval. O que eu fiz foi pegar a imagem do relevo e compará-la com características reconhecíveis na paisagem real, sobrepondo as duas", disse ele. "Usei fotografias anteriores da paisagem da Segunda Guerra Mundial, bem antes de grandes mudanças terem sido feitas."

"E foi uma correspondência exata", disse ele.

(Foto: Reprodução)
Paredes em ruínas são visíveis hoje no local do acampamento de Senaqueribe em Laquis. (Foto: Steve Compton)

Futuras escavações arqueológicas

O pesquisador afirmou que a localização, posição, datas e nome do campo militar se enquadram no contexto histórico do campo de invasão de Senaqueribe.

Ele disse que espera que uma equipe de escavação arqueológica investigue o local para fornecer informações adicionais.

“Acho emocionante ter encontrado o local e espero que em breve vejamos escavações arqueológicas que possam nos dar mais informações sobre o local”, disse Compton.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/acampamento-assirio-recem-descoberto-confirma-relato-do-livro-de-reis.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Jeová Jireh

Aline Barros

top2
2. Azeite (ao vivo)

Isadora Pompeo

top3
3. Ninguém Explica Deus (Ao Vivo) ft. Gabriela Rocha

Preto no Branco ft. Gabriela Rocha

top4
4. Discopraise - Salmos 121 / Ouvir o Teu Falar (Ao Vivo)

Discopraise

top5
5. Se Eu Me Humilhar (Vídeo Ao Vivo)

Discopraise

Anunciantes